top of page

Os 8 princípios da Medicina Tradicional Chinesa

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) existe a teoria dos 8 princípios para a diferenciação de doenças ou como comumente é chamado dentro da MTC, síndromes. Os 8 princípios sendo: Yin e Yang, exterior (Biao) e interior (Li), deficiência (Xu) e Excesso (Shi), Frio e Calor. Estes princípios podem ser utilizados para se fazer uma melhor análise da enfermidade da pessoa, pois indicam a localização da patologia, a sua natureza, a condição da resistência corpórea e os fatores patogênicos.

Exterior e Interior são os princípios que indicam a profundidade e o desenvolvimento da doença. As síndromes de exterior atribuem-se as mudanças patológicas causadas pela invasão de fatores patogênicos exógenos sobre o corpo do indivíduo, como por exemplo o frio, calor, vento, umidade, etc. As síndromes de exterior normalmente são ocorrências agudas, superficialmente localizadas e de curta duração, suas principais manifestações clínicas são aversão ao frio, febre, língua com saburra branca e pouco espessa, etc.

As síndromes de interior podem se resultar da transmissão de fatores patogênicos exógenos para o interior ou de uma disfunção dos sistemas Zang Fu (órgãos e vísceras), ou seja algum desequilíbrio que possa ter afetado algum órgão ou víscera atrapalhando o seu bom funcionamento dentro do organismo. Esta síndrome apresenta indicações como: vertigem, ofuscação da vista, respiração curta, esgotamento, transpiração espontânea, língua pálida, etc.

Frio e Calor são princípios de diferenciação patológica referentes a sua natureza. As síndromes de frio podem ser causadas pelo frio patogênico exógeno ou uma deficiência constitucional de yang; suas manifestações clínicas podem ser: aversão ao frio,ausência de paladar e sede, extremidades frias, palidez, diarréia, língua pálida e clara com saburra escorregadia e branca. Todos estes sintomas são características de Yin preponderante.

Já as síndromes do calor são causadas pelo calor patogênico exógeno ou deficiência constitucional de Yin. Entre seus sintomas encontra-se: preferência pelo frio, sede com preferência de líquidos frios, urina escassa e amarelada, constipação, língua vermelha com saburra seca de cor amarelada. Sinais de preponderância Yang.

Deficiência e excesso são dois princípios utilizados para analisar a força ou debilidade da resistência corporal do indivíduo e fatores patogênicos durante o processo de desenvolvimento da doença. Normalmente as síndromes de deficiência indicam patologias e sintomas causados devido a debilidade e insuficiência corpórea, sendo caracterizadas por emagrecimento, moleza, compleição pálida, palpitação, dispneia, insônia, falta de memória, língua esbranquiçada sem saburra, etc. As síndromes por excesso estão ligadas a patologias e sintomas induzidos pela superabundância de fatores patogênicos exógenos, caracterizam-se normalmente por respiração áspera, irritabilidade, voz sonora, dor e distensão do tórax e abdome, constipação, língua com saburra espessa e pegajosa, etc.

Os princípios de Yin e Yang são usados para categorizar os outros seis princípios, sendo princípios Yin o interno, deficiência e frio, enquanto externo excesso e calor são princípios pertencentes a Yang. Sendo assim ao entender a dualidade entre Yin e Yang é possível compreender melhor a origem da patologia, pois os outros seis princípios são representativos de Yin e Yang.



Bibliografia


JUNYING, Geng; ZHIHONG, Su. Medicina Tradicional Chinesa Prática e Farmacologia: Teorias e Princípios Básicos. São Paulo: Roca, 1996.


 
 
 

Commentaires


Formulário 

Obrigado(a)

©2020 por Murilo Terapias Manuais. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page